Mudar-se para um novo país pode levantar grandes questões. Neste post contamos quais são os requisitos para viver no Uruguai para um brasileiro. É sempre importante que você conheça detalhadamente os horários e procedimentos que terá que enfrentar.
Os requisitos para morar no Uruguai, assim como em outras nações, são vários. Porém, se você for de um país do Mercosul, como o Brasil, terá algumas facilidades na hora de realizar os procedimentos e solicitações.
En este post queremos erradicar la idea de que la lista de requisitos para vivir en Uruguay es interminable. Verás que si tenés órden y compromiso con la situación será sencillo reunir cada elemento.
Requisitos para morar no Uruguai: os documentos que devo solicitar no Brasil
A primeira coisa a fazer é definir desde casa o que você precisa levar na mochila. Os primeiros requisitos para viver no Uruguai para um brasileiro estão sobretudo ligados ao processo de residencia, por isso há alguns elementos a ter em conta.
Alguns dos documentos que você deve levar para o Uruguai são:
-
- Certidão de nascimento. Devidamente legalizada e apostilada.
- Antecedentes criminais. Deve ser do país de origem e também do país onde morou nos últimos cinco anos. Também deve ser legalizado e apostilado.
- Documento de identidade e passaporte. Devem estar atualizados e em boas condições.
- Certificado de estudo. Deve ser legalizado ou apostilado, caso queira revalidar no Uruguai.
- Certificado de vacinação. Você deve aprová-lo no Uruguai para poder solicitar a residência.
-
OBS: Visto. Brasileiros não precisam de visto para entrar no Uruguai. Cidadãos brasileiros podem entrar no Uruguai apresentando apenas um documento de identidade válido, como o passaporte ou a carteira de identidade (RG).
Requisitos para viver no Uruguai para um brasileiro: o que fazer ao chegar no país
Os passos a seguir são bastante claros. Ao abordar a Direção de Migrações você saberá por onde começar. No entanto, aqui está uma lista que deixa isso claro desde já:
-
- Iniciar o processo de residência: para tal deverá iniciar o processo remotamente e anexar toda a documentação necessária, de forma a agendar uma consulta para comparecer na Direção Nacional de Migração.
- Obter a carteira de identidade provisória: Após iniciar sua residência, você poderá acessar uma carteira de identidade provisória, que lhe permitirá morar e trabalhar no país enquanto sua residência estiver em andamento. Para tal, deverá obter solicitação para tramitação da mesma junto à Direção Nacional de Identificação Civil.
- Registre sua certidão de nascimento no Registro Civil Uruguaio: uma vez concluído o processo de registro, você receberá uma certidão de nascimento uruguaia com a qual poderá processar a certidão definitiva.
- Processar a carteira de identidade definitiva: após a concessão da residencia e o registo da certidão de nascimento, você poderá solicitar a carteira de identidade final.
-
Procedimentos de saúde
Após a sua chegada, é aconselhável obter o cartão de saúde emitido pelo Ministério da Saúde Pública (MSP) – Saúde Ambiental e Ocupacional. Esta será também uma oportunidade para realizar um exame de saúde e obter uma certificação ligada à área laboral, uma vez que é exigida pelos empregadores.
As opções para ter acesso a um provedor de saúde são:
Sistema de Saúde Pública – ASSE: É o principal prestador de serviços públicos de saúde. Para acessar seus serviços, você deve se registrar com antecedência. O sistema abrange todos os benefícios para quem se cadastra e é muito valorizado pela população.
Instituições de Assistência Médica Coletiva (Mutualistas): Essas instituições funcionam de forma semelhante às de saúde pública e são regulamentadas pelo Ministério da Saúde Pública. São 39 associados mútuos e deles deriva o desconto FONASA, que é feito no salário quando se trabalha em relação de dependência. Em alguns casos, é necessário efetuar um pagamento adicional para ter acesso a mais benefícios ou a seguradoras mútuas mais caras.
Seguro Médico: Funcionam de forma semelhante às empresas de medicamentos pré-pagos. Existem seis instituições regulamentadas pelo Ministério da Saúde Pública. Por se tratar de um seguro médico, é possível que algumas patologias pré-existentes não estejam cobertas. Além disso, é necessário apresentar estudos para poder aderir. Algumas empresas oferecem isso como um benefício sem custo adicional.
É importante notar que a qualidade da assistência médica é geralmente boa no Uruguai. O pagamento efetuado através das sociedades mútuas e do seguro médico destina-se a um atendimento mais rápido, melhor serviço e melhor hospitalidade nos estabelecimentos de saúde.
Além disso, há documentação necessária ligada à área de trabalho, educação e acesso à moradia. Tudo está registrado nos órgãos oficiais da Migração. Espaço com o qual você fará amizade com muita facilidade nos próximos meses.
Se preferir delegar os procedimentos necessários para se estabelecer no Uruguai, em Residencias Uy podemos oferecer um serviço profissional e preciso em relação aos requisitos para viver no Uruguai para um brasileiro, bem como os passos a seguir. Oferecemos assessoria personalizada para auxiliá-lo em todo o processo de estabelecimento no país. Não hesite em contactar-nos para mais informações.